segunda-feira, 28 de abril de 2008

Chapeuzinho Vermelho

Resolvi escrever algo sobre este “belo” conto que se tornou popular graças aos estúdios Disney. Chapeuzinho vermelho é muito mais do que um conto infantil, antigamente contos eram contados para adultos, anedotas sobre a vida, analogias e até mesmo coisas que eram ditas as crianças a fim de manter idéias latentes em seus subconscientes.

Chapeuzinho vermelho retrata muito bem a época passada em que vivemos, em que ouve o processo de diminuição da Vontade das mulheres e sua opressão por parte do sexo masculino.

Tal personagem trás em si todo esse processo que a humanidade passou trazendo drásticas conseqüências.

Um pequeno resumo da história é uma jovem menina que entra na floresta para levar doces para sua vó, esta jovem passa a ser perseguida pelo “lobo mau” e no final da história é salva do mesmo pelo caçador.

Agora tentarei explicar de acordo com a nossa visão os signos contidos nesta singela “história infantil”.

Chapeuzinho Vermelho, o nome em si já é um grande signo, nota-se que a menina andava com um capuz vermelho, vermelho é a cor do sangue que remete a Vontade, vermelho também é a cor associada ao sexo, sendo a mesma a cor do chakra raiz, ou seja, chapeuzinho vermelho também era uma jovem com seus prováveis 12 anos de idade, a idade em que o sexo começa aflorar nas meninas, em que há sua primeira menstruação, ou seja, o sangue do sexo, idade onde começa se aflorar o desejo sexual. Nota-se que há uma grande conotação sexual em chapeuzinho vermelho.

Chapeuzinho Vermelho adentra na floresta para levar doces para sua Vó, floresta pode ser um símbolo do subconsciente humano, das trevas da subconsciência e podemos também novamente fazer a analogia ao sexo humano, ela entra para levar doces para sua vó, vemos aqui um símbolo matriarcal, uma reverencia aos antepassados femininos algo que provavelmente tem muito a ver com os cultos pagãos matriarcais e onde o sexo era visto como uma expressão normal da natureza humana, não havia proibições e dogmatismo em relação ao sexo, as mulheres eram livres para desfrutarem do prazer sexual e estas não eram dominadas pelos homens. Vemos então no fato de chapeuzinho levar doces para sua Vó na floresta que aquela menina estava começando a se interessar pelo sexo, ela queria desfrutar de seu prazer como assim faziam os “pagãos” sem receio e sem arrependimentos, vale ressaltar também que eram nas florestas que eram comemorados os cultos “pagãos” da fertilidade onde homens e mulheres se uniam em cópula para saudarem a fertilidade de toda a Natureza.

Há na história também o chamado “Lobo Mau” que vive na floresta, o Lobo é constantemente um símbolo que remete a Lua e esta a esfera de Yosed, ou seja, a subconsciência e a esfera do Sexo, onde os desejos sexuais reprimidos ou muito manifestos se fazem presentes no subconsciente da pessoa, bem diria assim Freud. O Lobo Mau da história também remete ao Homem, o Lobo com Vontade de “comer”, “devorar” Chapeuzinho Vermelho demonstra a clara Vontade sexual do Homem que vive na floresta sem a proibição que foi imposta às mulheres de não praticarem tal ato, o símbolo do Lobo querendo devorar Chapeuzinho é uma anedota da atração sexual e da repressão sexual imposta às mulheres e não aos homens, a Vontade de união dos Sexos, algo que é normal e que acontece em toda a natureza, mas que infelizmente o pensamento hipócrita da corja cristista que havia aparecido sobre a face da Terra tentou liquidar.

Na história temos claramente o pensamento “cristão” representado pelo caçador, ou seja, ele quem protege Chapeuzinho Vermelho do Lobo Mau, em outras palavras, a criança que começava a ter seus desejos sexuais aflorando, geralmente aos 12 anos de idade em média, devia casar para se proteger daqueles homens que só queriam sexo (Lobo Mau) e que acabariam lhe fazendo mal. A mulher tinha que se submeter ao homem, se tornar quase que sua escrava e satisfazer sua vontade, ser apenas mais um objeto do homem, vejam o caçador com todo aquele “personagem” de homem forte, másculo e etc., ou seja, a jovem teria que se tornar um ser inferior tal como Eva a Adão e nunca agir tal como Lilith que não aceitou ser submissa a Adão e resolveu abandona-lo para viver com o “Lobo Mal”.

Atualmente com a mudança de paradigmas sociais o pensamento do “caçador” não mais está funcionando, ele já não mais protege as Chapeuzinhos Vermelhos de encontrarem com os Lobos Maus, eles se encontram e festejam à Lua, sem dogmatismo, sem restrição e assim conseguem compreender mais uma parte de si mesmos, de seus subconscientes, de suas florestas interiores. Assim com parte da Vontade Humana, o sexo também deve ser saciado, todavia sempre com a cautela de não ficarmos presos nesta esfera e não mais conseguirmos nos libertar, o sexo é parte da Vontade Humana e não toda a Vontade.

Mas nossas Evas estão experimentando do “fruto” da Árvore do Conhecimento e não aceitam mais a submissão, não aceitam mais restringirem suas Vontades.

Que Maria inviolada seja despedaçada sobre rodas; por causa dela que todas as mulheres castas sejam completamente desprezadas entre vós.

Liber Al vel Legis III:55

Faz o que tu queres, há de ser tudo da Lei.

Que Sírius Brilhe em Vós.

Fr. P.´.



Obs: não foram abordados todos os temas incluídos no conto, não é de nosso propósito assim fazer, estas linhas foram escritas apenas para uma introspecção de quem assim o desejar.

2 comentários:

Caillean )0( disse...

Oi meu querido amigo, magnífica a interpretação deste conto infantil, perfeita a imagen colocada na postagem, bem apropriada, enfim me encantei porque sei que por detras de cada conto infantil tem uma historia real...agora fica me devendo Alice no País das Maravilhas, este diferente dos outros nunca consegui entender...ou não me esforcei o suficiente para procurar uma explicação :)
Bjs de uma bruxa que te admira muito e que os deuses te abençoem sempre!
Que assim se faça!
)0(

Untold One disse...

Magistral meu amigo, simplesmente magistral... mais nada a dizer.