quinta-feira, 10 de abril de 2008

Saindo da Matrix

Saindo da Matrix

Estava analisando como era minha vida a tempos atrás, então tive a visão de que estava totalmente mergulhado em um mundo que é feito de leis pré-estabelecidas com o pseudo-objetivo de manter a sociedade em ordem vejo isso como a nossa Matrix cotidiana assim fazendo uma analogia a filosofia do filme criado pelos irmãos wachowski, então do que se trata essa filosofia? – Abaixo coloquei um texto sobre o filme.

A trilogia Matrix está em plena sintonia com a filosofia pós-moderna, com o hinduísmo, com o budismo, entre outras visões de mundo.

A série Matrix é uma fantástica aventura cibernética, recheada de superefeitos especiais, onde a Terra foi totalmente dominada por máquinas dotadas de inteligência artificial, que passaram a ter controle sobre a raça humana. Os homens e todo o nosso mundo não passam de um software, um programa de computador, uma mera ilusão. Resumindo, nessa trilogia, nosso complexo mundo físico, com todos os seus ecossistemas, e nosso sofisticado corpo humano não passam de uma realidade virtual, como um joguinho de computador, semelhante ao The Sims, Sim City ou Age of Empires.

Matrix também tem uma forte analogia com o cristianismo. Existe uma trindade benigna no filme, composta por Trinity ("Trindade", em inglês), Morfeu ("deus dos sonhos" na mitologia grega. Ele faz o papel de João Batista ao preparar o caminho para o "escolhido" e o de Deus Pai ao assumir a figura paterna de todos que já foram libertos da ilusão) e Neo (do grego "novo". Esse é o "escolhido" e um substituto para Jesus Cristo).

Na primeira aparição de Neo ficamos logo sabendo qual será sua função na trilogia. Choi, um cliente de Neo, chega ao quarto de Neo com alguns amigos para pagar e receber uma encomenda. Ele lhe agradece de uma maneira que passa a ser quase uma profecia sobre o futuro de Neo: "Aleluia. Você é meu Salvador, cara. O meu Jesus Cristo pessoal".

No primeiro filme da série, há mais de dez referências a Neo como o "eleito" ou o "escolhido". No primeiro episódio, Neo morreu, ressuscitou e ascendeu aos céus (isso faz você se lembrar de quem?).

Em Matrix Reloaded, o segundo episódio da série, há uma cena rápida de mais ou menos vinte segundos, quando Neo sai de um elevador na "Cidade de Zion" ("Sião", em inglês) e é abordado por pessoas de várias faixas etárias, muitas com trajes orientais e trazendo oferendas nas mãos. Trinity lhe diz: "Eles precisam de você". Duas mães se aproximam de Neo fazendo alguns pedidos especiais sobre seus filhos. Neo é querido, respeitável e um solucionador de problemas.

Neo move-se com uma rapidez incrível (mais rápido do que o Super-Homem ou qualquer projétil), salva pessoas prestes a serem mortas, tem uma força incomum, tem capacidade para mover objetos sem tocá-los e, a exemplo de Jesus Cristo, também ressuscitou uma pessoa amada. Pronto: "Neo é o nosso melhor amigo e o nosso salvador", essa é uma das mensagens sutis que a trilogia passa nas suas entrelinhas.

Porém, a principal mensagem da trilogia é um novo conceito da "verdade". Nessas películas cinematográficas, a "verdade" é que este mundo é apenas uma matrix ilusória.

Então agora sei que estava vivendo num mundo de ilusão, posso ate ainda estar preso a alguns desses velhos paradigmas mas o importante é que sei que tem um mundo ou seja uma realidade muito maior lá fora, mesmo assim não é fácil entrar e aceitar suas leis que na verdade não são para ser seguidas por que nós somos os criadores e modificadores dessas leis. Pelo simples fato de sermos a imagem do cósmico, então tudo que acontece a nossa volta é para nós, por que somos os criadores da nossa realidade, podemos modificar qualquer paradigma, mas o processo de aceitação dessa idéia é doloroso pelo fato anteriormente citado em relação a aceitação.

Alguns exemplos de como estamos vivendo na matrix foi em meiados de 2005 quando foi lançado o best-seller O código Da Vinci, que possuía idéias muito fortes para a sociedade atual, mas o fato é que por incrível que pareça o livro foi bem aceito pelos ‘’civis’’ e foi por meses o livro mais vendido. Pode ser que algumas idéias são questionáveis ate pelos místicos mas o fato é que obra de Dan Brown iniciou uma série de discussões que ninguém imagina que pudesse haver abertamente, assim uma leva muito grande de boas almas foram soltas das garras da ‘’falsa realidade’’, isso nos dá uma grande alegria pois assim podemos ter a certeza de que entramos de vez na ERA DE AQUÀRIO que iniciou –se em 4 de Fevereiro de 1962*.Tal era é descrita como e era da revolução cientifica e mental, mas nem tudo é rosas essa era trará seus desafios e catástrofes por ser reinada por Urano.

O fato de estarmos fora da Matrix não nos dá sói vantagens mas o fato é que agora somos minoria e somos afetados pelos padrões externos padrões que resultam em parte no preconceito, preconceito que vem a eons anteriores massacrando nossos irmãos, como na idade média onde a Igreja queimou milhares de pessoas de ‘’mente’’ aberta, isso provocou um enorme retrocesso nas diversas áreas do conhecimento. Então estamos livres mentalmente mas não dos que ainda estão ligados a realidade não real.As vezes somos invadidos pelo desejo de voltar para simplesmente ficarmos sossegados e sem preocupação, assim como o personagem de Matrix que decidiu voltar a realidade antiga pois estava cansado da luta e da dificuldade que é ser liberto desse mundo. Então sabendo disso, qual é a nossa missão? – Pode parecer egoísmo mas é a de nos modificar individualmente, procurar a luz da verdade em cada um de nós, mudar para mudarmos o mundo e dissolver em cinzas a MAtrix!

Pés no chão, olhos no horizonte e mente no infinito...

Fr. Hórus

Faz o que tu queres há de ser tudo da Lei!

Therion



*Em referencia ao início da era de aquário a data em questão citada pelo Fr. é aceita por algumas correntes e outras não, particularmente, eu Frater P.´. não acredito em uma data específica, pois o Novo Eon é uma mudança gradual da mentalidade humana e seus paradigmas, particularmente acredito que o início de tais mudanças se deu em 1904 com o recebimento do Liber Al vel Legis, todavia esta é uma visão pessoal, pois antes disso o mundo já passava por mudanças conceituais. Como na O.´.M.´.I.´.S.´. os membros são incentivados a desenvolverem os seus pensamentos pessoais sem dogmas o texto do Frater Hórus foi mantido com a sua visão pessoal e a mim me coube esclarecer a minha visão nestas linhas.


Nenhum comentário: